Daisypath - Personal pictureDaisypath Happy Birthday tickers

14.3.06

Comer bem na gravidez

Image hosting by Photobucket

Aqui está um texto que achei por bem partilhar com todas as barriguitas a crescer, nunca é demais saber...

"Quando estiver grávida, precisará de comer alimentos saudáveis para que voce e o seu bebé em crescimento permaneçam saudáveis. Alimentar-se correctamente também pode ajudar na prevenção de alguns desconfortos da gravidez.

Qual deve ser a alimentação correcta?

Quando estiver grávida, é importante que
coma alimentos saudáveis. O que comer vai fornecer ao bebé o que ele precisa para crescer. Ao comer alimentos saudáveis, estará proporcionando dentes e ossos fortes, pele saudável, e um corpo saudável ao seu bebé e a voce.

Aqui está um guia sugestivo de alimentação saudável:

[Carne, frango, peixe, feijões ou ovos]
-
Coma 2 ou 3 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 50 g de carne magra, 2 ovos, ou meia chavena de feijões cozidos.

[Grãos, arroz, massa, pão]
-
Coma de 6 a 11 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de massa, meia chavena de cereal cozido, ou uma fatia de pão.

[Frutas]
-
Coma de 2 a 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de frutas ou 1 de chavena de sumo.

[Vegetais]
-
Coma de 3 a 5 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de vegetais frescos ou cozidos.

[Leite, queijo ou iogurte]
-
Coma 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 1 chavena de leite, 1 chavena de iogurte, ou 50 g de queijo.

O seu médico provavelmente receitará suplementos. Isto pode assegurar que tenha as vitaminas e os minerais de que precisa, tais como cálcio, ferro e ácido fólico.
(Eu estou a tomar Folifer)

Qual a melhor forma de obter uma alimentaçãoo saudável? [O que pode ajudar se estou tendo problemas para me alimentar?]

Se tiver
náuseas ou vómitos, as seguintes medidas podem ajudar:

-
Coma bolachas ou cereais secos antes de levantar da cama pela manhã.
-
Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
- Fique longe de alimentos gordurosos, frituras e alimentos apimentados.

Consulte seu médico caso voce não consiga atingir estas metas sozinha.

Se voce esté com prisão de ventre
(agora estou a ter mais, mas o Daflon ajuda-me) , as seguintes medidas podem ajudar:

-
Coma mais frutas frescas, vegetais, pães com alto teor de fibras e cereais.
- Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
Não use laxantes, a não ser que recomendado pelo seu médico.
Se voce tiver diarreia, as seguintes medidas podem ajudar:
-
Coma iogurte, arroz, torradas, ou bananas.
Se tiver com azia:
-
Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
-
Coma menos alimentos apimentados ou gordurosos.
- Asse ou cozinhe seus alimentos em vez de fritá-los.
- Fique longe de sumo de laranja, dê preferência a água, leite, sumo de maça.
Pergunte ao seu médico se voce pode usar antiácidos.

O que comer, beber ou usar enquanto estiver grávida?
Para se manter saudável e ter um bebé saudá
vel:
- Fique longe do álcool (vinho, cerveja ou licor), tabaco e drogas.
- Consulte o médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Use menos cafeína. Cafeína é encontrada em refrigerantes, chocolate, café e alguns tipos de chá.

Os inchaços ocorrem devido à retenção de água e ao aumento do volume de sangue no organismo; por isso a grávida deverá evitar alimentos salgados, repousar e dormir com as pernas elevadas, usar meias elásticas e evitar levantar pesos. Um consumo maior de líquidos ajudará a normalizar a função renal"

Eu faço 6 refeições por dia segundo a minha nutricionista! Como a cada 2 h /2h e meia no máximo, bebo pelo menos 2 l de água por dia e evito gorduras e fritos:

peq almoço/yogurte+ fruta/almoço/fruta/lanche/jantar

pela saúde do meu bebé...

7 comentários:

RuRafael disse...

onde é que eu já vi isto?

Ana disse...

Ena 2 litros de agua, infelizmente ñ consigo :(

joquinhas

Cláudia disse...

Eu também tento manter uma alimentação saudável.
Bebo pelo menos 1,5lt de água por dia, mas não me livrei da retenção de líquidos!
Bjs e obrigada por partilhares estes bons conselhos connosco.

Anónimo disse...

Ola !!K boa ideia k tiveste ao por estas dicas aki!!Ja fiz uma copia para puder por esta boa alimentaçao em pratica!!Nao gosto nd de legumes, mas tenho k o fazer pl meu bebe...Beijinhos

Anónimo disse...

Ai.. bigada TItta, estou tao preocupada... mas, cm tu disseste, vou ter fé... nao há-de ser nada... bigada mais uma x!!!!!Jinhos

Anónimo disse...

Ui... não consigo fazer quase nada do que está aqui... O que eu tento é ter uma alimentação + ou - equilibrada, comendo de tudo (até certas porcarias)! é certo que gravidez não é doença mas é claro que são precisos certos cuidados, por isso bebo prai 2 litros de água, 1/2 litro leite e tomo 1 frasquinho de ferro, 1 comp de cálcio e 1 comp de ácido fólico... de resto faço o que já fazia, como o normal e aquilo que me apetece! É que estas coisas das 2 ou porções disto e daquilo faz-me uma confusão, faz-me sentir doente... mas sei que o ideal é fazer... Por isso força ai!!! e TUDO mesmo TUDO a correr bem! Bjocas! Marta

Anónimo disse...

ola amiga
pois e ,beber agua para mim e um grandeeeeee sacrificio ,detesto ,mas tenho que fazer um esforco
jinhos grandes