14.3.06

Comer bem na gravidez

Image hosting by Photobucket

Aqui está um texto que achei por bem partilhar com todas as barriguitas a crescer, nunca é demais saber...

"Quando estiver grávida, precisará de comer alimentos saudáveis para que voce e o seu bebé em crescimento permaneçam saudáveis. Alimentar-se correctamente também pode ajudar na prevenção de alguns desconfortos da gravidez.

Qual deve ser a alimentação correcta?

Quando estiver grávida, é importante que
coma alimentos saudáveis. O que comer vai fornecer ao bebé o que ele precisa para crescer. Ao comer alimentos saudáveis, estará proporcionando dentes e ossos fortes, pele saudável, e um corpo saudável ao seu bebé e a voce.

Aqui está um guia sugestivo de alimentação saudável:

[Carne, frango, peixe, feijões ou ovos]
-
Coma 2 ou 3 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 50 g de carne magra, 2 ovos, ou meia chavena de feijões cozidos.

[Grãos, arroz, massa, pão]
-
Coma de 6 a 11 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de massa, meia chavena de cereal cozido, ou uma fatia de pão.

[Frutas]
-
Coma de 2 a 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de frutas ou 1 de chavena de sumo.

[Vegetais]
-
Coma de 3 a 5 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é meia chavena de vegetais frescos ou cozidos.

[Leite, queijo ou iogurte]
-
Coma 4 porções todos os dias.
- O tamanho de uma porção é 1 chavena de leite, 1 chavena de iogurte, ou 50 g de queijo.

O seu médico provavelmente receitará suplementos. Isto pode assegurar que tenha as vitaminas e os minerais de que precisa, tais como cálcio, ferro e ácido fólico.
(Eu estou a tomar Folifer)

Qual a melhor forma de obter uma alimentaçãoo saudável? [O que pode ajudar se estou tendo problemas para me alimentar?]

Se tiver
náuseas ou vómitos, as seguintes medidas podem ajudar:

-
Coma bolachas ou cereais secos antes de levantar da cama pela manhã.
-
Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
- Fique longe de alimentos gordurosos, frituras e alimentos apimentados.

Consulte seu médico caso voce não consiga atingir estas metas sozinha.

Se voce esté com prisão de ventre
(agora estou a ter mais, mas o Daflon ajuda-me) , as seguintes medidas podem ajudar:

-
Coma mais frutas frescas, vegetais, pães com alto teor de fibras e cereais.
- Beba de 6 a 8 copos de água por dia.
Não use laxantes, a não ser que recomendado pelo seu médico.
Se voce tiver diarreia, as seguintes medidas podem ajudar:
-
Coma iogurte, arroz, torradas, ou bananas.
Se tiver com azia:
-
Coma de 5 a 6 pequenas refeições por dia.
-
Coma menos alimentos apimentados ou gordurosos.
- Asse ou cozinhe seus alimentos em vez de fritá-los.
- Fique longe de sumo de laranja, dê preferência a água, leite, sumo de maça.
Pergunte ao seu médico se voce pode usar antiácidos.

O que comer, beber ou usar enquanto estiver grávida?
Para se manter saudável e ter um bebé saudá
vel:
- Fique longe do álcool (vinho, cerveja ou licor), tabaco e drogas.
- Consulte o médico antes de tomar qualquer medicamento.
- Use menos cafeína. Cafeína é encontrada em refrigerantes, chocolate, café e alguns tipos de chá.

Os inchaços ocorrem devido à retenção de água e ao aumento do volume de sangue no organismo; por isso a grávida deverá evitar alimentos salgados, repousar e dormir com as pernas elevadas, usar meias elásticas e evitar levantar pesos. Um consumo maior de líquidos ajudará a normalizar a função renal"

Eu faço 6 refeições por dia segundo a minha nutricionista! Como a cada 2 h /2h e meia no máximo, bebo pelo menos 2 l de água por dia e evito gorduras e fritos:

peq almoço/yogurte+ fruta/almoço/fruta/lanche/jantar

pela saúde do meu bebé...

9 comentários:

RuRafael disse...

onde é que eu já vi isto?

Ana disse...

Ena 2 litros de agua, infelizmente ñ consigo :(

joquinhas

Cláudia disse...

Eu também tento manter uma alimentação saudável.
Bebo pelo menos 1,5lt de água por dia, mas não me livrei da retenção de líquidos!
Bjs e obrigada por partilhares estes bons conselhos connosco.

nosso mais que tudo disse...

Ola !!K boa ideia k tiveste ao por estas dicas aki!!Ja fiz uma copia para puder por esta boa alimentaçao em pratica!!Nao gosto nd de legumes, mas tenho k o fazer pl meu bebe...Beijinhos

su disse...

Beber tanta água é que não consigo. Mas obrigada pelas dicas, são sempre boas.
Agora há que fazer uma alimentação cuidada.
Beijinhos
Susana

nosso mais que tudo disse...

Ai.. bigada TItta, estou tao preocupada... mas, cm tu disseste, vou ter fé... nao há-de ser nada... bigada mais uma x!!!!!Jinhos

Marta disse...

Ui... não consigo fazer quase nada do que está aqui... O que eu tento é ter uma alimentação + ou - equilibrada, comendo de tudo (até certas porcarias)! é certo que gravidez não é doença mas é claro que são precisos certos cuidados, por isso bebo prai 2 litros de água, 1/2 litro leite e tomo 1 frasquinho de ferro, 1 comp de cálcio e 1 comp de ácido fólico... de resto faço o que já fazia, como o normal e aquilo que me apetece! É que estas coisas das 2 ou porções disto e daquilo faz-me uma confusão, faz-me sentir doente... mas sei que o ideal é fazer... Por isso força ai!!! e TUDO mesmo TUDO a correr bem! Bjocas! Marta

FlaviaPM disse...

Queria eu conseguir comer bem...
Mas para quem começou bem gravidez, sem parecer grávida por causa da ausencia de enjoos... Agora estou BEM grávida.
E portanto não consigo me alimentar como devo!

sonia alves disse...

ola amiga
pois e ,beber agua para mim e um grandeeeeee sacrificio ,detesto ,mas tenho que fazer um esforco
jinhos grandes