17.2.06

24ª semana


Esta foto foi tirada em inícios de Janeiro, imaginem como estou agora ehehehhe!!!
24ª semana É o fim do segundo trimestre de gestação. A criança possui um sentimento conjunto de corpo: percebe a diferença entre estar a dormir e acordada, entre movimento e descanso, entre conforto e desconforto. Com o seu ouvido bem desenvolvido, percebe os ruídos do organismo de sua mãe, os batimentos do seu coração, que a embalam, os barulhos da digestão e, dependendo da intensidade, até o som da rua, de música, além das vozes da mãe e do pai. Por isso nada de se zangarem ouviram? O nosso bebé sente tudooooooooooooooooooo.
Entre as semanas 24 e 28 o seu médico deve pedir um teste de tolerância à glicose para verificar se você é portadora de Diabetes Gestacional. O seu útero está cerca de 6 cm acima da cicatriz umbilical. (Vou fazê-lo na sexta). O bebê é uma miniatura dele mesmo. Tem tudo definido, com cabelos, unhas, sobrancelhas, cílios, orelhas bem formadas e no lugar, olhos bem colocados a frente do rosto , só que ainda não bem abertos. Como está cada vez mais gordo, seus movimentos já não são tão amplos. As suas brincadeiras continuam no seu mundo restrito. Podemos vê-lo brincando com o cordão. Com os pés, com as mãos e chupando o dedo. Tudo que você sentir que possa levar a stress ele sentirá (um susto, por exemplo) e se a mamã está feliz ou triste, parece que é também percebido pelo bebê. O seu peso é de aproximadamente 540g. e seu comprimento de 31,5cm.

"Agora minha barriga é tão nobre quanto o meu coração".
(Gabriela Mistral)
Tenho sentido imenso a Laura desde a sexta passada, é incrível como se mexe, como fico acordada a meio da noite porque ela anda ás voltas...é de facto uma fase muito linda esta, porque o bebé sente o que nós sentimos, tudo, tudo mesmo...Eu no banho costumo cantar-lhe a cantiga das pombinhas da catrina...

beijos a todas as barriguitas e não só...

6 comentários:

su disse...

Que bom que é sentirmos o nosso bebé, temos de aproveitar ao máximo estes momentos.
Bom fim de semana e beijinhos para as duas
Susana

Mamã trintona disse...

Ando um bocado preocupada porque há algum tempo que não sinto movimentos do meu bébé. Já senti algumas pancadinhas mas agora nada.
Toamra já começar a sentir aqueles pontapés nas costelas que nos deixam sem ar.

Agradeço a tua sugestão mas é mesmo complicado trazer comer de casa. Como disse no meu post, já o fiz e, a maior parte dos dias,acabava por só comer mesmo porcarias porque, na véspera, não tinha feito jantar ou tinha feito algo que, se aquecesse e trouxesse no termo, acabava por esfriar até à hora do almoço. Espero que percebas o meu desespero.

Joquinhas
Sofia

Sonia disse...

:)))
Deve ser tão bom sentir o nosso bébé.
Tu estás linda na foto :))
Parabéns mamã!

Ana disse...

Olá,
Lembro-me bem quando estava grávida do meu 1º filho que um dia pelas 19 ou 20 semanas fomos exprimentar um carro, paramos e o meu marido ligou o rádio, o som saiu alta levei logo um pontapé. Quando usava a varinha mágica mais pontapés, o barulho da mota do pai a arranca, o carro de cilindro na rua a calcar o caminho, todos esses sons fortes faziam que o meu filhote pontapiar-me. O que me tirava um grande alívio de cima, pois o meu marido é surdo de um ouvido eeu tenho otoesclorose, era sinal que o meu filhote ouvia bem.
Beijinhos,
Ana e tesourinho + anjinho

Cat disse...

Mtos parabens mama titta pela laurinha linda!! Já me sinto uma tia babadissima! Quais eram as escolhas de nomes? Para qdo está prevista a primeira apariçao da Laurinha ao vivo? Jnhos gdes às 2

Madalena disse...

parabéns, eu adoro o nome laura =)