13.11.05

Alimentação correcta


Dieta para Grávidas
A gestante deve se alimentar bem não passando fome, mas ao mesmo tempo não engordando muito.O ganho ideal do peso da mãe é entre 10 e 12 quilos durante a gravidez. (Já engordei 2). A gestante deve fazer 6 refeições por dia, devendo comer pouco de cada vez. No final do dia ela terá comido a mesma quantidade que normalmente come, mas fraccionada. Com isso o seu estômago trabalhará com calma, não produzindo um excesso de ácido clorídrico e também não ficará muito tempo sem alimento no seu interior, para consumir o ácido, propiciando uma boa digestão e diminuindo a chance da gestante ter azia. (é horrível cada vez que como gorduras)

ALIMENTAÇÃO: Dieta hipocalórica (pobre em açucar): evitar ao máximo bolos, rebuçados, refrigerantes, gelados, chocolates e doces em geral. Sempre que a gestante tiver vontade de comer um alimento doce, procure antes avaliar as calorias do alimento. Por exemplo: se tiver vontade de comer bolo, procure comer um bolo sem recheio e sem cobertura, pois a cobertura mais o recheio juntos vão mais que dobrar as calorias do pedaço do bolo. Dieta hipogordurosa (pobre em gorduras): a gestante deve evitar carnes gordas: carnes de porco, maminha, costelas, picanha; em geral, todas as carnes muito macias; carnes escuras e pele de frango; frituras em geral. As frituras e carnes gordurosas são de difícil digestão, sobrecarregando muito o funcionamento do estômago, além, é claro, de ter muitas calorias. Dieta hiperproteica (ricas em proteinas): é a proteina que faz o feto crescer: tubérculos (mandioca, cará e batata), grãos (arroz,feijão, lentilha e ervilha), frutas e carnes; comer mais carnes magras e brancas (peito de frango, peru). Não deve ficar duas refeições principais (almoço ou jantar) sem comer carne. Lembre-se sempre que a maioria destes alimentos (principalmente grãos, frutas e tubérculos) também são ricos em açúcar. Dieta hipervitamínica (rica em vitaminas): espinafre, feijão, ovos (4 à 5 por semana). Também poderá cozinhar, pelo menos, um alimento, no almoço e no jantar, em panela de ferro (aquela panela preta e pesada). Dieta rica em cálcio - tomar em média 2 a 3 copos de leite por dia ou seus derivados. Comer mais queijos brancos (tipo Minas, ricota ou mussarela), etc. Evitar alimentos com conservante em excesso.

3 comentários:

Sandra disse...

A alimentação... pois, eu engordei 10 kg no primeiro e 16 no segundo!
Mas tive sempre o mesmo cuidado como tipo de comidas e esse cuidado continua agora com a amamentação.
Tudo a correr bem.
Beijinhos

RuRafael disse...

HIHIHI!
Eu quero ver! Quero, quero...
Beijocas barriguita ;-)

Marta disse...

Obrigada pela visita e pelo comment!

Estou muiiiito feliz, e apesar da "formiguinha" ainda ser tão pequinita já tem um batalhão de pessoas que a amam muito!

beijonhos e vai aparecendo...já estás nos meus favoritos!